sexta-feira, 27 de maio de 2011

PMO dentro de uma organização

O PMO (Project Management Office) é a entidade responsável não só por fornecer todo o suporte relacionado a gerenciamento de projeto, mas também por direcionar o próprio gerenciamento dos projetos dentro da organização. Um ponto de apoio para o gerente de projetos e a chave para o sucesso do gerenciamento de projetos na empresa. 

O PMO pode ser tanto externo a uma organização - por exemplo uma consultoria contratada para auxiliar no gerenciamento dos projetos de determinado cliente - quanto pode fazer parte da estrutura organizacional, de forma centralizada ou localizada por departamento atuando dentro de um escopo específico. Ele geralmente exerce as funções de selecionar e priorizar os projetos; gerenciar os recursos compartilhados; desenvolver metodologia e padrões de gerenciamento de projetos; fornecer coaching, mentoring e treinamento; e realizar auditoria para assegurar a continuidade do projeto dentro da organização. 

Atualmente não existe um padrão para os tipos de PMO, cada autor classifica de uma forma diferente, considerando aspectos como função, serviços oferecidos, localidade, etc. Para Gerard. M Hill o PMO é separado em cinco tipos de acordo com a competência:

Escritório de Projetos
Estrutura com um ou mais projetos gerenciados por um único gerente de projeto, tendo como foco alcançar os objetivos de custo, cronograma, utilização dos recursos e entregáveis 

PMO Básico
Fornece uma metodologia padrão de GP que deve ser seguida em todos os projetos. Neste caso podem existir mais de um gerente de projetos e até mesmo um gerente de programa apoiando em múltiplos projetos.

PMO Padrão
Estabelece infraestrutura para suportar e governar um ambiente de projetos coesivo. Existem múltiplos gerentes de projetos e o gerente de programa possui maior senioridade.

PMO Avançado
Esta estrutura fornece a capacidade de gerenciar os projetos de forma integrada e abrangente para atingir os objetivos de negócio da organização. Existe uma equipe de projeto dedicada que responde ao diretor de PMO.

Centro de Excelência
Este tipo de PMO tem como foco a melhoria contínua e colaboração entre os departamentos para atingir os objetivos estratégicos do negócio. Os projetos são organizados em diversos programas, existe um vice-presidente ou diretor de PMO que gerencia uma equipe dedicada a dar o suporte em GP para toda organização.

Independente do tipo de PMO adotado pela empresa, muitos benefícios podem ser alcançados. O gerente de projeto passa a ter uma referência dentro da organização para guiá-lo, sendo que o PMO fornece metodologia, padrões e melhores práticas sobre gerenciamento de projetos, além de administrar os recursos de maneira eficaz e eficiente entre os diferentes projetos. 

A administração pode utilizar o PMO como suporte nos processos de tomada de decisão, utilizando relatórios e input fornecidos por meio de monitoramento dos projetos em andamento, na busca de fazer com que os objetivos estratégicos de negócio sejam atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário