segunda-feira, 9 de maio de 2011

Portifólio, Programas e Projetos

Uma vez entendido o conceito de projetos - um esforço temporário com objetivo de gerar um produto, serviço ou resultado único – importante conhecer também os conceitos de portfólios e programas, termos utilizados amplamente na disciplina de Gerenciamento de Projetos.



Gerenciamento de Projetos envolve a aplicação de competências (conhecimentos e habilidades), ferramentas e técnicas utilizadas na execução de atividades para alcançar os requisitos de um projeto. Em organizações mais maduras em que ocorrem mudanças mais complexas o Gerenciamento de Projetos pode ser apoiado pelos Gerenciamento de Programas e Gerenciamento de Portfólios.

De acordo com o Guia PMBOK® (pg. 8) o Gerenciamento de Portfólios se refere ao
"gerenciamento centralizado de um ou mais portfólios, que inclui identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados, para atingir objetivos estratégicos específicos de negócios."
Enquanto que o Gerenciamento de Programas é definido pelo PMBOK® (pg. 10) como
"gerenciamento centralizado e coordenado de um programa para atingir os objetivos e benefícios estratégicos do mesmo."
Assim posto, podemos dizer que portfólio é um conjunto de programas e projetos que não estão necessariamente relacionados entre si, mas que devem servir a objetivos estratégicos para a organização. Já programa é um conjunto de projetos semelhantes gerenciados de forma coordenada com o objetivo de obter benefícios e controles que poderiam não ser obtidos caso os projetos fossem gerenciados de forma individual. Alguns exemplos dos benefícios alcançados são o compartilhamento de recursos, lições aprendidas, alinhamento estratégico, gerenciamento de mudanças em um ambiente compartilhado, entre outros.

A título de exemplo, podemos considerar a Construção de um Estádio para Copa do Mundo 2014 como um programa formado por diversos projetos:
  1. Análise de viabilidade
  2. Terraplanagem
  3. Construção do estádio
  4. Construção do estacionamento
  5. Preparativos para o jogo de abertura

Outro exemplo de um Programa, citado no PMBOK®, é um Novo Satélite de Comunicação em que os projetos relacionados são:
  1. Desenho do satélite
  2. Desenho das bases terrestres
  3. Construção do satélite
  4. Construção das bases
  5. Integração do sistema
  6. Lançamento do satélite

Para exemplo de portfólio o PMBKO® cita uma empresa de infraestrutura cujo objetivo é maximizar o retorno sobre os investimentos. Essa empresa pode possuir um portifólio composto por um conjunto de projetos de diversas áreas - petróleo e gás, energia, água e aeroportos - e ela pode gerenciar os projetos relacionados a cada área como um programa. Por exemplo um programa de energia pode agrupar todos os projetos relacionados à área de energia.

Nessas situações é possível obter maiores benefícios e gerenciar de forma mais eficiente esses projetos. Entretanto, todas essas vantagens só podem ser obtidas se existir na organização uma entidade responsável por isso. Falaremos mais sobre o PMO (Project Management Office) nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário