segunda-feira, 16 de maio de 2011

Qual a diferença entre Premissa, Risco e Restrição?

Uma das grandes confusões no aprendizado sobre Gerenciamento de Projetos está relacionada aos conceitos de premissas, riscos e restrições. É possível traçar um grau de relacionamento entre os três conceitos, conforme explicado no texto abaixo, mas lembrem-se que os conceitos são bem distintos.

Premissas
As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Por exemplo, podemos considerar como premissa do projeto construção de um prédio a seguinte frase: "Não irá faltar operário durante a obra". Entretanto, demanda das construtoras, falta de qualificação, aquecimento do mercado imobiliário, entre outros fatores externos podem tornar a sentença falsa e haver escassez de mão-de-obra. Assim, pode-se dizer que as premissas criam riscos do projeto. 

Riscos
Riscos são eventos ou incertezas que podem ocorrer durante o projeto e causar impacto negativo ou positivo. Para mensurar o risco é necessário identificar a probabilidade de ele ocorrer e avaliar o impacto em um dos objetivos do projeto. Ainda considerando o exemplo anterior (a construção do prédio) é possível levantar como risco do projeto "Se houver escassez de operários o início das obras pode atrasar".

Restrições
Por fim, as restrições podem ser caracterizadas, em princípio, como resposta aos riscos. Seguindo a mesma linha de raciocínio, como resposta ao risco de escassez de operários podemos definir como uma restrição do projeto "Contratar os funcionários em vez de terceirizar". As restrições geralmente limitam as opções do projeto impactando em custo, recursos e tempo. Outros exemplos de restrições são: projeto deverá custar R$ 2 milhões; deverá ser concluído em 6 meses; somente serão alocados dois especialistas, etc.

Para deixar esses conceitos mais claros, podemos recorrer ao clássico exemplo abaixo:
  • Premissa: Hoje não irá chover!
  • Risco: Chover durante a festa.
  • Restrição: Fazer a festa em local coberto.

Premissas, riscos e restrições são elementos fundamentais para o sucesso do projeto, eles devem ser identificados na iniciação e servem como base para definir o escopo do projeto. 

Vocês também já tiveram dificuldade em determinar as diferenças entre esses elementos? Espero ter ajudado a deixar esses conceitos que podem ser facilmente confundidos mais claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário