sexta-feira, 1 de julho de 2011

Identificando um projeto na organização

Agora que já foram mostrados alguns conceitos básicos sobre gerenciamento de projetos é importante saber como identificar um projeto. Entretanto antes de qualquer coisa devemos ter em mente sempre que projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado único, sabendo diferenciar um projeto de um processo.



Um projeto pode surgir dentro de uma organização por diversos motivos, principalmente proveniente de um requerimento do negócio, oportunidade ou problema a ser resolvido, sempre com o objetivo de atingir o planejamento estratégico da organização.

Requerimento do negócio

Os requerimentos do negócio geralmente estão associados a uma obrigação legal. Por exemplo o Sped - que obriga as empresas a apresentar a declaração fiscal via sistema da Receita Federal - pode ser encarado como um projeto para que a empresa fique de acordo com a legislação. O projeto também pode surgir de uma necessidade de negócio, a exemplo de uma fábrica que deseja criar um novo produto com o objetivo de aumentar a receita.

Oportunidade

Os projetos também são resultados de novas oportunidades como uma solicitação do cliente, demanda de mercado ou até avanço tecnológico. 

Como solicitação de cliente um estaleiro pode desenvolver um novo tipo de plataforma de petróleo para atender a um cliente específico. Uma montadora autorizando um projeto para desenvolver um carro elétrico é um exemplo de demanda de mercado, uma vez que a gasolina se torna cada vez mais cara. E como exemplo de avanço tecnológico podemos considerar uma fabricante de televisão desenvolver um aparelho com mais nitidez, baixo consumo, mais barato, devido ao avanço tecnológico dos circuitos eletrônicos.

Por fim, seja proveniente de um requerimento de negócio ou de uma nova oportunidade os projetos devem ser autorizados considerando os objetivos e metas definidos no plano estratégico da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário