quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quem são os stakeholders do projeto?

Após a percepção da necessidade do projeto, seja proveniente de um requisito ou de uma oportunidade de negócio, é fundamental identificar as partes interessadas (stakeholders).


As partes interessadas são pessoas ou grupos cujos interesses podem ser impactados tanto negativa quanto positivamente pelo projeto. Cito abaixo alguns exemplos:
  • Patrocinador
  • Clientes
  • Usuários
  • PMO
  • Equipe do projeto
  • Gerentes funcionais
  • Gerentes de projeto
  • Fornecedores

Adicionalmente, podemos considerar como partes interessadas todos envolvidos ativamente que podem influenciar no andamento do projeto.

O PMBOK® define um processo específico para identificar as partes interessadas, abordando as entradas, ferramentas e técnicas e saídas desse processo. A análise de stakeholders é uma das técnicas sugeridas pelo guia para auxiliar na identificação das partes interessadas por meio dos seguintes passos:
  1. Identificar os stakeholders em pontencial
  2. Identificar os possíveis impactos ou suporte dos stakeholders
  3. Avaliar estratégias de influências para os stakeholders 
Como geralmente existem muitos stakeholders nos projetos, para otimizar o tempo, a recomendação é classificá-los de acordo com seus interesses, influências e envolvimento com o projeto. Durante a análise dos stakeholders as ferramentas mais comuns são as matrizes utilizadas para avaliar o nível influência, impacto, interesse e força de cada parte interessada. A figura abaixo exemplifica a utilização de uma dessas matrizes.

Essa avaliação é importante para definir a estratégia que será adotada na abordagem de cada stakeholder, tanto para influenciar na obtenção de apoios quanto mitigar impactos negativos ocasionados pelos envolvidos no projeto.

Como resultado desse processo também é gerado o registro das partes interessadas que inclui informações de cada stakeholder como cargo, departamento, expectativas, nível de conhecimento, interesses, contatos, etc.

A identificação adequada das partes interessadas no início dos trabalhos e a análise dos seus níveis de interesse, importância, influência e expectativa são fatores fundamentais para alcançar o sucesso do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário